Estrelas Além do Tempo - ★★★★

16:14

Guerra Fria. Os Estados Unidos encontram-se apavorados. O homem está quase no espaço e não é o deles. Ele é da Rússia. A NASA tem a necessidade de contratar alguém que seja capaz de ajudar nos cálculos para conseguir, enfim, lançar o homem americano para o espaço. Katherine, Dorothy e Mary, três mulheres negras, formadas em ciências exatas, trabalham na NASA e mesmo com todas as dificuldades de uma sociedade segregada, e de certa forma apagadas pelo ismos (machismo, racismo...), conseguem superar grandes barreiras de um país preconceituoso e fazem uma diferença incrível na Corrida Espacial, provando que a cor da pele é apenas uma característica como outra qualquer e que as mulheres podem ser tão inteligentes quanto os homens.

"Estrelas Além do Tempo" é um filme que precisa de dois tipos de análises. Uma objetiva, em relação à direção, ao roteiro, etc, e outra subjetiva, sobre o tema que este trata. Apesar de ser um filme baseado em fatos reais que abrange uma parte importante da história (Guerra Fria, Corrida Espacial, Avanço de tecnologias, etc), está bem claro que o tema principal é o Feminismo Negro. Por ser uma mulher branca e nunca ter vivido nenhum preconceito racial, sinto que não tenho tal propriedade para falar sobre o assunto, até porque, tenho total consciência de que quem precisa da voz para tratar e defender sua causa são elas. Porém, eu apoio a luta e preciso dizer que saí do cinema como se tivesse levado um soco no estômago. Mas ao mesmo tempo saí feliz, pois todas as conquistas me fizeram acreditar que o futuro da nossa sociedade pode sim melhorar.


Mesmo se passando há muito tempo atrás (década de 60) onde a questão racial era muito pior do que hoje em dia, cada situação exposta no filme onde existia o racismo bem claro, mexia com o espectador, principalmente, por ele saber que aquilo realmente aconteceu. E ainda acontece. As personagens principais deram um show de atuação. Sem falar que, a química entre a amizade das três, Dorothy (Octavia Spencer), Katherine (Taraji P. Henson) e Mary (Janelle Monáe), foi incrível. Cada personagem tinha uma característica própria e, consequentemente, sonhos próprios, mas todas tinham algo em comum: mulheres fortes e extremamente cativantes. Porém, falando um pouco sobre o personagem de Jim Parsons, me decepcionei bastante. Colocaram ele para fazer um papel exatamente igual ao Sheldon, seu personagem na série The Big Bang Theory, o que fez com que ele não criasse uma característica importante no filme. Sem falar que seu personagem não teve um desenvolvimento ao longo da trama. Do jeito que ele começou, ele terminou. Mesmo que ele não fosse de tal importância, senti que faltou algo em sua atuação.

Como a história se baseou em fatos reais, e o filme deixou isso bem claro, fica um pouco difícil levar a questão da criatividade em relação ao roteiro como um ponto importante. Apesar dos termos matemáticos bastante difíceis, o que faz quem assiste ficar um pouco confuso até entender sobre o que eles estão falando, o filme é de fácil entendimento e tem uma fluidez muito boa. O lado pessoal da vida das personagens principais é levado em consideração, além do profissional, e isso acaba dando um ar mais amigável ao filme. A fotografia é simples, porém encantadora. Todas as cenas são bastante iluminadas e os cenários, além de de bem produzidos, também são bastante coloridos, o que transporta quem está assistindo para uma América em plena década de 60. Em relação à trilha sonora, só tenho elogios. Além de conter músicas casando com a época e com o estilo do filme, a maioria delas é cantada por negros e isso faz com que o filme passe o tema muito melhor.


Por fim, só tenho a dizer que fiquei apaixonada pelo filme, pela luta, pelas mulheres e pelo fato de ser um filme inspirador. Sendo mulher, me coloquei em muitas situações e sei o quanto essa luta é importante e ao mesmo tempo difícil. É um filme que, com toda certeza, estará na minha estante quando lançar em DVD.

O FILME ESTREIA DIA 02 DE FEVEREIRO

You Might Also Like

17 comentários

  1. Nossa, fiquei curiosa para assistir agora! Nunca tinha ouvido falar sobre este filme!

    https://amebatom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Caramba, ainda não tinha ouvido falar sobre esse filme, mas gostei bastante da história dele.
    Gosto bastante desses filmes de época.

    Beijos

    Blog | Fanpage

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Simmm! Ele é maravilhoso! E nos faz sentir exatamente nessa época!

      Excluir
  3. Já pude perceber que realmente é um filme inspirador que eu já vou querer assistir com toda certeza. Será que ainda está em cartaz? Não vi muita divulgação desse filme, por isso nem fazia noção do lançamento do mesmo. Acho muito interessante ver filmes que se passam em épocas passadas, sabe? Porque como não vivi nessa época, posso sentir com o filme e "estar lá" através dele. Por isso levo muito em conta o cenário, figurino e enredo da história. Enfim, vou procurar pra ver se em algum cinema daqui está passando, se não... terei que esperar sair no Netflix ou Popcorn Time.

    Beijos!
    www.likeparadise.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esqueci de colocar no post que ele lança no dia 02 de fevereiro ainda, hahahaha! MAs sim! Tbm gosto de filmes assim! E esse filme realmente passa isso pra qm assiste! Beijos!

      Excluir
    2. Aaaah, então dá pra eu assistir sim :D

      Excluir
  4. Eu estou nos Estados Unidos agora e o promo desse filme passou de três em três minutos aqui, mas sem dizer muito sobre a história. Eu, por exemplo, achei que ia ser parecido com Histórias Cruzadas (The Help), sabe? De qualquer forma, gostei muito de saber que se trata sobre a Corrida Espacial e o feminismo + racismo. Fiquei bem feliz de saber também que conta um pouco sobre a vida pessoal delas; gosto quando isso acontece porque, como você disse, deixa o filme mais amigável e pessoal.
    Quero ver se vou assistir quando estrear, mesmo com os termos matemáticos difíceis hahaha
    Ah, e estou feliz de te ver de volta.

    Beijos,
    Bi.

    - http://www.naogostodeunicornios.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lembra um pouco! A dinâmica é parecida! Senti falta da Viola nesse filme, hahaha! Assista mesmo! É muito bom! E estou de volta sim!!!!!!! <3 Beijos!

      Excluir
  5. Que história incrível! Não tinha ouvido falar, vou ficar de olho na estréia!

    Beijos,
    www.destemidagarota.com ❥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uhum! É muito incrível mesmo! Dia 2 de fevereiro nos cinemas!!

      Excluir
  6. Poxa, não tinha ouvido falar sobre o filme! Achei super bacana trazerem a tona mulheres negras na nasa na década de 60 e ainda ser baseado em fatos reais!!!
    um beijo

    coloresam.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim!!! É realmente algo muito bom, pois temos poucos filmes com essa temática! Beijos!

      Excluir
  7. Não conhecia o filme ainda, amo histórias baseadas em fatos reais, são as minhas favoritas. Já anotei, quero muito ver! ❤

    www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pra mim depende um pouco, se for terror... Não assisto mesmo! hahahaha! Mas ele é muito bom, vale a pena!

      Excluir
  8. Oi, Carla!
    Eu já tinha ouvido falar desse filme ano passado e achei a sinopse, por si só, maravilhosa. É tão bom quando fazem filmes com temáticas importantes, né? Fora que eu adoro filmes que se passam nos anos 1960 HAHAH. Gostei de saber que o filme, no fim das contas, é legalzão. Fiquei com mais vontade ainda de assistir!
    Beijos!

    claramenteinsana.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só de ler a sinopse eu tbm fiquei com muita vontade de assistir! Simm, é muito importante! O cinema apesar de entreter, também é um ótimo meio de comunicação e com ele podemos passar qualquer coisa que quisermos! Beijos!

      Excluir

Subscribe