Exposição de Arte no MAB (Museu de Arte da Bahia)

06:18

Quando esse convite chegou em minhas mãos, meus olhos já começaram a brilhar. Sempre tive muita sorte em ter um pai artista plástico, pois ele me inspirou a ter esse amor pela arte. Além de tudo, o DNA foi bem generoso e por mais que eu não seja nenhuma artista perfeita, eu sei que tenho nem que seja um pouco de talento, apenas não o desenvolvi. Meu pai me chamou para a exposição "A Produção da Mulher na Contemporaneidade" e eu, como a feminista que sou, fiquei deveras curiosa e aceitei ir. Óbvio que eu estava animada, mas não imaginei o quanto aquilo tudo iria tocar meu coração. A arte em geral sempre foi uma coisa incrível para minha vida, e estava lá a todo momento, mas a sensação de estar presente em algo assim nunca foi tão impressionante e feliz.

A exposição contou com diversas artistas mulheres que, por meio de suas obras, sejam pinturas, esculturas, vídeos ou instalações, trouxeram sua arte para quem as viu. Todas foram, sem dúvidas, incríveis. Cada uma passava uma emoção diferente e todas as obras mereceram estar exposta. A mulher ainda é sim um alvo de dúvidas quando se trata do seu talento em algo e essa exposição só prova que talento não tem gênero. Criatividade independe de ser homem ou mulher. E cada dia que passa eu fico mais feliz de ver tantas mulheres incríveis vencendo nesse mercado de trabalho tão injusto que é o nosso. A mulher contemporânea não é mais mulher que as outras. A mulher contemporânea apenas está tendo mais chances. E se isso está acontecendo é porque as nossas irmãs vêm lutando desde muito tempo para isso acontecer. E elas estão fazendo valer a pena todo o esforço. Nós estamos. E não vamos deixar essa luta morrer por aqui. É apenas o começo. Nós iremos fazer a nossa parte para as mulheres que estão nascendo e as que ainda vão nascer. 

"Para Dilma, Estela, Wanda, Luiza, Marina, Maria Lúcia..." 
Rogeria Maciel



Essa foi a primeira obra que eu avistei. E a minha preferida. A primeira coisa que eu disse a minha amiga quando a avistei foi "Olha, lâmpadas!", então depois de muito tempo eu fui perceber que eram mudas de algo que eu ainda não sabia. Ao ler o que estava escrito, descobri que são "Amarílis" ou "Flor-da-Imperatriz". Na mitologia grega ela representa grandeza, elegância e graça. Seu significado transmite admiração para quem a recebe. A obra é de um toque bem feminista, e político também. O nome dela foi inspirada em Dilma Rousseff e todos os nomes em que ela usou durante o período da ditadura militar. Ao perceber, pela primeira vez, uma lâmpada, é fácil perceber que a mulher é aquela que "dá a luz". E ela ilumina também. O fato da muda ser de uma flor, significa que ela desabrocha. E ela se transformará em tudo aquilo que seu significado diz. Essa é a mulher. E Dilma foi e é uma mulher muito forte e guerreira, disso ninguém pode duvidar. Mas isso serve para todas as mulheres. Todas as guerreiras que lutam todos os dias e ainda assim tem uma alma de flor. Elas precisaram crescer para serem o que são. Ah, e o melhor de tudo, esses bulbos serão plantadas no canteiro do MAB (Museu de Arte da Bahia).

"Coleção"
Marcia Abreu

Essa obra fala sobre o peito das mulheres, algo tão exaltado, não é mesmo? E de todas as formas possíveis! Tem um poema, pinturas, um sutiã e até uma mamografia!


"Peso Líquido"
Ieda Oliveira


Essa instalação me deixou extremamente confusa. Tive diversos pensamentos sobre ela, mas nada concreto ainda. A obra consistia em chegar na artista e ela lhe dar um saco de farinha. Não vou comentar muito sobre ela pois ainda não tenho uma opinião formada, mas sei que vou voltar lá para refletir mais de perto.

"Transe: deslocamento de dimensões I e II"
Eneida Sanches


Talvez eu seja suspeita para falar um pouco, pois essa foi feita por uma arquiteta com um traço incrível! O que mais me chamou atenção nessa foi obra é algo que só acontece pessoalmente. Se você passar os olhos rapidamente pela tela, de um lado para o outro, dá uma sensação incrível como se olhos estivessem com a íris girando, como se estivesse em algum tipo de transe.

Outros trabalhos

Os que eu comentei foram os meus favoritos, mas esses também me chamaram atenção! Além dos outros que eu não postei, pois já está enorme esse post, se fosse postar todos, não iria acabar hoje!

"Fragmentos Centenários" - Maria Adair
"Da série: 'Lendas Africanas dos Orixás" - Edsoleda Santos
"As Almdas de Aredês" - Beth Sousa
"Apropriação de adesivo ploc" - Zionar Sousa
Sei que não sou blogueira de moda, mas... Eis meu look! Fiquei muito feliz por ter ido e recomendo a vocês irem pelo menos uma vez na vida, mas com vontade mesmo, sabe? Olhar com atenção, procurar saber sobre a obra, sobre o artista... É muito bom valorizar! Vocês já foram a alguma exposição? Tem algum artista favorito? Comente embaixo! 

You Might Also Like

26 comentários

  1. Seu pai é artistas plástico? Que incríveeeel! Eu também amo esse mundo das artes <3
    Adorei a exposição, e é bem pra pensar mesmo, mas afinal é essa a intenção da arte nos questionar sobre tudo. Amei!
    E adorei seu look, linda :)

    http://heyimwiththeband.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Que incrível, Carla! Só de ver tuas fotos e ler tuas impressões já me deu uma vontade imensa de ir visitar essa exposição. Sério. E achei interessantíssima a primeira obra que tu falou, queria muito ver de perto pra ter outras sensações. Acho massa quando vejo postagens assim, de exposições e indicações de lugares pra visitar, faça mais! E te achei bem bela, viu? Arrasou no look!

    Um beijo grande!
    Heeey, Maria! | Fanpage

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uhummmmm! É muito interessante! Farei sim, obrigada!!!! Beijos!!

      Excluir
  3. Zionar é incrível, cada obra mais linda que a outra!

    Lua xx
    Meu Mundo da Lua - FanPage

    ResponderExcluir
  4. Confesso que sou meio leiga em relação a esse tipo de arte, mas as tuas exemplificações me deram muita vontade de ver a exposição e me aprofundar um pouco mais no assunto. Acho legal o fato do seu pai ser artista e ter te dado essa visão linda de mundo

    beijo
    beinghellz.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Simmm! É bem legal! Eu sempre cresci rodeada de arte, então ajudou de certa forma!

      Excluir
  5. eu trabalho em um museu, entao é um universo que eu simplesmente amo, adorei ver essa expo, ja que estou aqui em SP e nao conseguiria ir a Bahia pra ver XD

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que sonho!! Parece ser bem legal! Uma pena! Acho difícil ela ir para SP, mas se for, não perca a oportunidade!

      Excluir
  6. Sempre que posso, vou a exposições no CCBB do Rio, gosto bastante de conhecer novos artistas. Essa exposição parece ser ótima, adorei as fotos!
    Beijos
    Bluebell Bee

    ResponderExcluir
  7. Que incrível, cara <3 Nunca tive oportunidade de ir a exposições assim..amei o post, amei as fotos, amei tudo!!
    beeeijos

    www.marinaalessandra.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se puder vá um dia, sério, é uma sensação muito boa!

      Excluir
  8. Nossa, faz tempo que não vou em uma exposição. A última que fui foi para um trabalho de fotografia lá do meu primeiro período da faculdade, em 2014, acredita? Achei interessante essa exposição. Será que vai vim pro Rio?

    Beijos!
    www.likeparadise.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tinha um tempinho que eu não ia tbm, hahaha! Acho que não, parece ser algo mais local, mas espero que vá! Pois gostei bastante! Beijos!

      Excluir
  9. Eu amo exposições e me encantei com o conceito dessa! Queria estar mais perto para poder conferir! Apesar de não ser blogueira de moda, seu look está lindo! Beijos!
    Blog Vintee5 | Canal Vintee5

    ResponderExcluir
  10. Adorei a exposição. Bem diferente!
    Beijos e boa semana!

    http://jj-jovemjornalista.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Não é blogueira de moda porque não quer né? Porque que look mais lindoo!
    Eu amei! rs
    E não sabia da exposição achei interessante.
    Achei bonito o Lendas africanas e o apropriação de adesivo ploc.
    Beijos!
    Blog Pam Lepletier

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahahahahaha! Obrigada!!! eu não entendo muito de moda, mas com a ajuda das blogueiras eu me arranjo, hahaha! Simmm, são lindas!

      Excluir
  12. Seu pai é artista plástico? Que demais, mds!! Onde eu moro o incentivo às artes é mínimo, então fui poucas vezes em grandes exposições, mas só de ver essas fotos e descrições fiquei encantada! Parece tudo tão inspirador, amei muito! Belas fotos, belo post, bela exposição!
    Beijos!!

    WWW.OBSTRELANDO.COM

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Simmmm! Sério? Poxa, que chato :/ Mas o bom é que tem a internet, e a gente pode ver muito de arte nela! Que bom que você gostou, hahaha! Muito obrigada! Beijos!

      Excluir

Subscribe